Glascow: Uma familia, uma corporação, um só sonho.

quinta-feira, agosto 25, 2005

jpa

Algumas informações sobre Jacarepaguá:
Por volta de 1950 havia cerca de 70 mil pessoas vivendo em Jacarepaguá. Com a descoberta da Barra da Tijuca a região cresceu bastante. Jacarepaguá tem, hoje, 800 mil habitantes, população maior que muitas grandes cidades do mundo. Ottawa, no Canadá, tem 850 mil habitantes (e apenas um assassinato no último ano).

Existem explicações para os nomes incomuns que batizam praças e ruas de Jacarepaguá.

O "Largo do Tanque" por exemplo, teve motivo para ganhar esse nome. No final do século XIX havia grande circulação de bondes com tração animal pela região e esse local fazia parte do trajeto entre a "Porta D'Água", na Freguesia, e a Taquara. Por isso, em 1875, foi construído um grande reservatório para cavalos e burros matarem a sede. Desde então, passou a ser chamado de Largo do Tanque.

O Largo da Pechincha também tem o seu sentido. Segundo antigos moradores, seu nome faz referência a um mercado em que habitantes do local ofereciam seus produtos com preços baixos para concorrer com o comércio das vizinhas Taquara e Freguesia.

Já a Praça Seca, nada tem a ver com o clima e, sim, com uma homenagem feita aos Viscondes de Asseca, descendentes do Governador Salvador Correia de Sá e Benevides, fundador da região. Um ponto de bifurcação no local foi denominado "Largo de Asseca" e, tempos depois, quando virou praça, houve supressão das duas primeiras letras por parte dos moradores e o nome ficou "Praça Seca".

O Autódromo de Jacarepaguá foi construído em 1960, mas demorou 18 anos para receber a primeira corrida de Fórmula 1. Na estréia da pista, no dia 29 de janeiro de 1978, o argentino Carlos Reutemann foi o vencedor e o brasileiro Emerson Fittipaldi chegou em segundo lugar. Com a expansão da Barra da Tijuca o autódromo, assim como o Aeroporto de Jacarepaguá, hoje são considerados como pertencendo à Barra da Tijuca.

Fonte de consulta: O GLOBO - BARRA - 27/10/02

2 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Ja dei entrada na justiça, e vou recuperar toda a praça seca para meu domínio, visto que era tudo de vovô.

No lugar, construirei um puteiro temático.

4:15 PM

 
Anonymous Anônimo said...

O samba da Tradição de 1998 não nos deixa negar:

Quaaaatro séculos de glórias...

JA-CA-RE-PA-GUÁ !

12:36 PM

 

Postar um comentário

<< Home